Peritos e Peritas precisam dominar a legislação (CPC, CC e outras aplicáveis) e as normas. Desde 1992 o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promulga e atualiza normas profissionais e técnicas de Perícia Contábil. Tratamos da NBC TP 01 (R1), vigente desde 19/03/2020.
A norma propõe diretrizes técnicas e padrões para realizar atividades periciais contábeis. Um objetivo é garantir qualidade, segurança, eficiência e interoperabilidade. Busca-se assegurar a realização dos trabalhos aplicando procedimentos aceitos, para que o produto do trabalho seja confiável e válido nos cenários de ocorrência da perícia contábil: Judiciário, Arbitragens e relações privadas.
Pretende-se garantir a qualidade e a integridade dos trabalhos; facilitar a compreensão e a comunicação entre Peritos(as) e Assistentes Técnicos(as); atender as demandas dos usuários e stakeholders interessados no resultado da perícia; assegurar a aderência a princípios técnicos, éticos e legais. É um guia de referência para a avaliação, certificação e revisão de trabalhos.
A norma propõe um conceito de perícia contábil, os cenários de sua ocorrência e aborda o laudo e o parecer. Trata do planejamento dos trabalhos, para que sua execução permita que o laudo, parecer ou relatório específico alcance a finalidade para o qual foi deferido / contratado.
O planejamento contempla:
- os objetivos e desenvolvimento do trabalho,
- equipe técnica,
- cronograma,
- termos de diligência,
- atas de reunião.
É preciso prever meios para que, conhecida a controvérsia e/ou os quesitos postos, o trabalho ocorra a contento.
A execução considera a comunicação do início dos trabalhos, a participação dos(as) Assistentes Técnicos(as) no curso das atividades, a liberdade de procedimento do(a) Perito(a) para solicitar o que entender necessário para o trabalho, além do que foi juntado ou exibido.
A NBC TP 01 (R1) propõe nove procedimentos:
- exame,
- vistoria,
- indagação,
- investigação,
- arbitramento,
- mensuração,
- avaliação,
- certificação e
- testabilidade.
Trata do laudo e do parecer pericial contábil, da terminologia empregada e da compreensão das diligências no curso dos trabalhos. Sugere uma estrutura mínima para o laudo, aborda as possibilidades de assinatura conjunta pelo Perito(a) e Assistente Técnico(a), aponta os cuidados necessários quando o laudo e/ou o parecer forem de autoria de leigo e/ou profissional não habilitado e como proceder quando houver intimação/ou solicitação de esclarecimentos sobre o laudo após sua juntada ou entrega.
O conhecimento e a aplicação da Norma Técnica NBC TP 01 (R1) traz previsibilidade, qualidade e segurança para o trabalho pericial e o produto dele resultante: o relatório pericial, que sintetiza o trabalho técnico realizado e materializa a prova técnica buscada nos cenários de ocorrência da perícia contábil.
Visite o nosso site www.irpe.com.br
Ivam Ricardo Peleias
ivamrp@irpe.com.br
Fabíola D´Agostini Peleias
fabioladp@irpe.com.br